Projeto Suave Som


O Suave Som é um projeto cultural e social do Instituto de Música de Ribeirão Preto, sob a coordenação didática da professora Leda Nassif que durante o ano letivo de 2011, atendeu 1.900 alunos de 9 escolas da rede pública municipal de Ribeirão Preto, oferecendo aulas gratuitas de musicalização através da flauta doce para crianças 4º e 5º ano do ensino fundamental, com aulas semanais de 50 minutos realizadas nas próprias escolas em salas de no máximo 40 alunos, ministradas por profissionais especializados do Instituto de Música


Todos os professores contratados para este projeto passaram por processo de capacitação antes do início das aulas, além de serem monitorados durante todo o ano letivo. 

O material didático foi elaborado exclusivamente para o projeto, composto por apostila e 2 CDs de áudio, produzidos e gravados no estúdio do Instituto de Música de Ribeirão Preto, com 40 faixas musicais em arranjos desenvolvidos especialmente para o acompanhamento das atividades das aulas de musicalização, com repertório de músicas tradicionais da MPB e canções folclóricas. 

Além do material didático, os alunos participantes do Projeto Suave Som, receberam também o instrumento musical gratuitamente para acompanhamento das aulas e exercícios de prática. 

A escolha das nove escolas que receberam o projeto foi feita pela Secretaria da Educação de Ribeirão Preto, privilegiando os bairros onde os alunos têm menos acesso à atividades culturais. Foram as escolas:


  • Alcino dos Santos Heck

  • Domingos Angerami

  • Elisa Duboc Garcia

  • Geralda de Sousa Espin

  • Honorato de Lucca

  • Jaime Monteiro de Barros

  • Jarbas Massulo

  • Neuza Michelutti Marzola

  • Cemei Virgilio Salata


A música desperta valores culturais e melhora o rendimento na escola. O trabalho de musicalização na escola é um poderoso instrumento que contribui para introduzir o sentido de parceria, cooperação e desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.  


De acordo com pais e professores, esta iniciativa tem influenciado para um melhor comportamento dos estudantes e até no aumento das notas.  

Acreditamos que oferecendo às crianças acesso ao aprendizado musical, estamos contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes, participantes e cultos. Também incentivamos talentos musicais que, provavelmente, não se desenvolveriam sem essa oportunidade.


Principais  Objetivos do Projeto Suave Som:


• Trabalhar nos alunos a sensibilização e percepção musical que engloba: ouvir, tocar afinado, no ritmo e no tempo do grupo;   

• Ampliar a bagagem musical das crianças, trabalhando umrepertório de: músicas folclóricas, MPB, temas de filmes e peças eruditas;   

• Trabalhar aspectos de socialização essenciais para o fazer musicalem grupo, como: respeitar o tempo do outro, ouvir e ser ouvido, ser paciente e tolerante, ajudar o colega a superar as dificuldades;   

• Criar um Grupo Especial, com os alunos que demonstrarem interesse e aptidão, para trabalhar um repertório mais elaborado e participar de apresentações dentro e fora da escola.




Grupo Especial para Apresentações: Os alunos que se destacaram e demonstraram interesse e aptidão foram integrados ao grupo especial, com um repertório mais elaborado para aprofundamento dos conhecimentos de teoria musical com aulas adicionais em horários contrários aos das aulas normais.


Apresentações Musicais: Os alunos integrantes do grupo especial participaram de diversas apresentações dentro e fora da escola.  

Em novembro de 2011, foi gravado um DVD ao vivo no Teatro Santa Rosa em Ribeirão Preto com 100 alunos do Grupo Especial.  

A realização do Projeto Suave Som se tornou possível através da parceria do Instituto de Música de Ribeirão Preto e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através da lei estadual de Incentivo à Cultura – PROAC-SP com patrocínio das empresas: Refrescos Ipiranga S/A, Nestlé-Purina e Grupo Moreno.



#projetos

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Endereço: Rua João Penteado, 1520 • Ribeirão Preto/SP

© Copyright - Todos os Direitos Reservados - Instituto de Música de Ribeirão Preto - CNPJ: 74.355.389/0001-24