MUSIC BUSINESS

Quando assistimos a um grande espetáculo musical ou vemos um artista de sucesso com grande vendagem, não imaginamos o que há nos bastidores. Por trás deste sucesso existe uma indústria dinâmica que planeja, administra e comercializa, empregando não apenas artistas e músicos, mas produtores, engenheiros, técnicos, administradores, profissionais de marketing, etc.

 

Nos últimos tempos a indústria da música tem evoluído e passando por grandes transformações. Atualmente com novas tecnologias mais acessíveis, tem se produzido música mais do que nunca, mas que na maioria das vezes não se consegue alcançar o seu público e nem o retorno financeiro desejado.

 

Se você tem interesse na música profissional e nos negócios da música, o Instituto de Música de Ribeirão Preto lhe oferece a oportunidade de aprender sobre o lado comercial da música. Ajudaremos você a cultivar a criatividade, o pensamento crítico, as habilidades tecnológicas e empreendedoras necessárias para o sucesso na era digital

Neste curso exploraremos as redes de associações, selos, lojas digitais e o impacto de novas tecnologias no momento atual e no futuro da indústria da música. Focando nas áreas de atuação do produtor executivo, fonográfico e empresário, os estudantes adquirem conhecimento de legislação (direito autoral, contratos, royalty, associações e leis de incentivos fiscais); compreensão das formas de rendimentos tradicionais e novas na indústria musical; técnicas de planejamento, desenvolvimento de projetos gravação e shows formação de equipe, habilidades administrativas e empreendedoras necessárias para descobrir as oportunidades de hoje e os rumos do amanhã. 

Entre outros assuntos o Curso de Music Business abrange:

  • Fundamentos dos negócios dentro da indústria da música

  • Planejamento, conceitos e metodologias do Music Busines

  • Questões legais, financeiras, artísticas e éticas do profissional de negócios da música

  • Produtos musicais

  • Publicação e licenciamento de Música

  • Lei de direitos autorais

  • Tendências e estratégias de negócios de Música

  • Gerenciamento de artistas e projetos para músicos

  • Gestão de turnês e Shows

  • Marketing

  • Distribuição digital